Gramática, Variação e Ensino: Ampliação de Repertório na Produção e na Recepção de Textos em Sala de Aula

Vieira, Silvia Rodrigues; Barbosa, Juliana Bertucci;

Resumo:

Este texto parte do pressuposto de que o ensino de gramática, tanto no contexto de língua materna como no de língua segunda ou estrangeira, precisa desenvolver estratégias para o tratamento da complexidade da variação e da padronização linguísticas. Enfrentando esse desafio, o Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS, sobretudo por meio do desenvolvimento de pesquisas resultantes do aporte teórico-metodológico trabalhado na disciplina Gramática, variação e ensino, intitulado “ensino de gramática em três eixos”, tem apresentado descrições e atividades para a abordagem de fenômenos morfossintáticos no continuum fala-escrita em diversificados gêneros textuais. Buscando construir um trabalho pedagógico que promova o conhecimento explícito do sistema linguístico, compatibilizando heterogeneidade e regularidade, a proposta do PROFLETRAS dedica especial atenção à variação linguística em um dos três eixos formulados para o tratamento da gramática. Para cumprir tais objetivos, este texto apresenta uma síntese da proposta de articulação entre o ensino de gramática e o uso de  fenômenos variáveis em gêneros textuais da fala e da escrita (Seção 2), uma  ilustração do trabalho científico e pedagógico a partir de um tema morfossintático variável: a alternância ter/haver em construções existenciais (Seção 3), e, por fim, antes das considerações finais, a discussão relacionada aos parâmetros para as orientações escolares quanto à abordagem da variação linguística (Seção 4). Desse modo, o texto permite demonstrar que as experiências e propostas pedagógicas devem partir do conhecimento científico e, ainda, que é possível conjugar orientações normativas e pluralidade de normas de uso, deixando nítido aquilo que a priori deveria ser óbvio: o postulado da norma-padrão – não obstante pressuponha escolhas por contexto – não é incompatível com heterogeneidade nos usos sociais. 

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501315-01

Referências bibliográficas
  • ALMEIDA, Napoleão Mendes. Gramática metódica da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1999. AVELAR, Juanito. De verbo funcional a verbo substantivo: uma hipótese para a supressão de haver no português brasileiro. Letras de Hoje, v. 41, n. 1, p. 49-74, 2006. BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2011.
Como citar:

VIEIRA, Silvia Rodrigues; BARBOSA, Juliana Bertucci; "Gramática, Variação e Ensino: Ampliação de Repertório na Produção e na Recepção de Textos em Sala de Aula", p. 35 -56. In: Variação e Ensino de Português no Mundo: Variation et Enseignement de Portugais Dans le Monde. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501315, DOI 10.5151/9786555501315-01