A (trans)formação social de processos psicológicos no filme
Oliveira, Adélia Augusta Souto de ; Fonseca, Ana Luísa Mota da ; Domingues, Luciano Bueno ; Rocha, Maria Laura Barros da
Resumo:
O presente capítulo está norteado pela questão: Como se dá a passagem da dimensão intersubjetiva para a intrassubjetiva no processo de significação? Ou seja, como se dá o processo de internalização de aspectos sociais? Processo psicológico elementar para proposição de uma formação social da mente (VIGOTSKI, 2007). Para tanto, elegemos o filme A chegada do diretor Denis Villeneuve, lançado em 2016, que se baseia no conto História da sua vida, de autoria de Ted Chiang, publicado em 1998. Com isso, busca-se construir uma compreensão, a partir de uma representação artística da relação entre linguagem e funções psicológicas na obra cinematográfica escolhida. Escolhas metodológicas amparadas, epistemologicamente, em compreensões da arte como método, conforme proposições de Vigotski (1999b) e Wedekin (2015). Enquanto Vigotski (1999b) já propõe a arte como via metodológica, Wedekin (2015) apresenta, empiricamente, como os elementos culturais materializam condições psicossociais. Proposições nas quais apoiamos nossa compreensão, ou seja, que elementos da cultura podem nos dar coordenadas de investigação acerca dos fenômenos psicológicos estudados.
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DOI: 10.5151/9786555502503-01
Referências bibliográficas
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Como citar:
OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de; FONSECA, Ana Luísa Mota da; DOMINGUES, Luciano Bueno; ROCHA, Maria Laura Barros da; "A (trans)formação social de processos psicológicos no filme ", p. 21-34. Psicologia e cinema. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502503, DOI 10.5151/9786555502503-01