O Problema da Sexualidade Feminina na Teoria Freudiana: uma Questão em Aberto

Dias, Fernanda Cristina;

Resumo:

Este capítulo será apresentado em duas partes: a primeira abordará as características gerais do período vitoriano, com ênfase no puritanismo e na sexualidade; e a segunda se dedicará aos principais textos de Freud sobre a teoria da sexualidade, que trataram direta ou indiretamente da questão do feminino e da mulher, permitindo uma análise histórico-crítica desses textos específicos. O período vitoriano exerceu grande influência sobre os costumes da Europa e do mundo ocidental como um todo, principalmente nos séculos XVIII e XIX, deixando seu lastro até os dias atuais, em relação aos costumes; serviu de pano de fundo para o surgimento da Psicanálise, para o desenvolvimento da teoria da sexualidade e, especificamente, evidenciou o aprisionamento da mulher na vida privada e sua condição de mantenedora da ordem patriarcal na figura da mãe. Esta condição levantada em torno da mulher acompanha a evolução do pensamento de Freud, possibilitando que o autor pudesse realizar descobertas teórico-clínicas, a partir da necessidade de entender o desenvolvimento psicossexual das mulheres, destacando-se, primeiramente, sua tese sobre a bissexualidade, posteriormente o complexo de castração e, finalmente, de forma complementar, a relação da menina com a mãe nas fases pré-edípicas.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502589-01

Referências bibliográficas
  • Andrade, R. de O. (2017): A face feminina da Psicanálise. Revista Pesquisa FAPESP. ed. 254. Recuperado de: https://revistapesquisa.fapesp.br/2017/04/19/a-face-feminina-da-psicanalise/ Alexander, S., & Taylor, B. (Eds.). (2012). History and Psyche: Culture, Psychoanalysis, and the Past. New York: Palgrave Macmillan. Appignanesi, L., Forrester, J., de Castro, N. V., & de Sousa Silva, S. M. (2010). As mulheres de Freud. Rio de Janeiro: Record.
Como citar:

DIAS, Fernanda Cristina; "O Problema da Sexualidade Feminina na Teoria Freudiana: uma Questão em Aberto", p. 21 -50. In: O Feminino entre Nós: Um Diálogo com Winnicott. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502589, DOI 10.5151/9786555502589-01