Fetichização e Produção do Valor
Edoardo, Laysmara Carneiro
Resumo:
Este capítulo, ancorado na perspectiva da plataforma e tendo por base a Teoria Valor-Trabalho, propõe uma problematização transversal junto à indústria cultural e à publicidade, uma vez que já não se produzem mercadorias culturais como antes. Os meios e as mensagens são outros, direcionados e personalizados, de modo que o próprio mercado se modifica e faz com que o consumidor seja igualmente um produtor ativo de propaganda. Sob essa lógica, considerando que o Meta, agregador de redes sociais tais como o Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp, se constitui numa plataforma propícia para a geração e manejo de informações, os pontos fulcrais a serem debatidos são a produção de valor, a distinção e a fetichização, sobre a hipótese de que o próprio Facebook e Instagram são capazes de criar referentes e um círculo vicioso de valorização e desvalorização. Em conformidade à produção e compartilhamento de conteúdo, a geração e tabulação de dados pessoais convertidos em publicidade dirigida e o consumo de produtos e tempo, há um comércio de mercadorias “reais” que alimenta o sistema e promove um mercado de consumidores também transacionados, pois que há, igualmente, a geração de desejo, demanda e antecipação de consumo.
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DOI: 10.5151/9786555501230-01
Referências bibliográficas
- AMARAL, A.; MONTARDO, S. P. Pesquisa em Cibercultura: análise da produção brasileira da Intercom. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), Recife, 2011
- AMMANN, Mathias. Facebook, eu curto: uma análise mimética das redes sociais digitais. Brasília: Universidade de Brasília, 2011.
- ANCHIETA, Isabelle de Melo. Imagens da mulher no ocidente moderno. 2014. 660 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
Como citar:
EDOARDO, Laysmara Carneiro; "Fetichização e Produção do Valor", p. 29-74. Diários Públicos: Ficcionalização do Cotidiano e Monopólio Comunicacional: Ficcionalização do Cotidiano e Monopólio Comunicacional. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501230, DOI 10.5151/9786555501230-01