Racionalidade Prática, Trabalho Interpretativo e Teorias Nativas: O Enquadramento Teóricometodológico da Pesquisa

Gisi, Bruna;

Resumo:

O problema de pesquisa que orientou o desenvolvimento deste trabalho foi com-preender o que sustenta a racionalidade prática da privação de liberdade como medida para adolescentes autores de atos infracionais. A investigação desse problema foi realizada a partir da análise das teorias nativas sobre o ato infracio¬nal e sobre a medida socioeducativa elaboradas no processo de produção das de¬cisões durante a execução da medida de internação. A proposta envolve analisar a institucionalização de adolescentes autores de atos infracionais pela considera¬ção da racionalidade prática exibida e reconhecida no trabalho interpretativo dos atores que participam das organizações responsáveis pela implementação dessa medida. Como é possível observar, o enquadramento proposto atribui relevância à racionalidade prática e ao trabalho interpretativo dos atores como chaves de compreensão do fenômeno estudado. O objetivo deste capítulo é apresentar e justificar a abordagem que informa esse enquadramento teórico-metodológico para sustentar que a especificidade dessa abordagem pode representar uma alter¬nativa válida para o estudo da temática da punição de adolescentes. A apresenta¬ção da abordagem adotada será desenvolvida de modo a explicitar o desenho da pesquisa e a perspectiva empregada na análise dos dados.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501209-01

Referências bibliográficas
  • CARRERA, Gilca Oliveira. Por detrás das muralhas: práticas educativas da medida de internação. Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Dissertação (mestrado). Salvador, 2005. CASTRO, Paulo Roberto de Andrade. A construção social do delinquente menor de idade na esfera jurídica. Universidade Federal Fluminense. Centro de Estudos Gerais. Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito. Dissertação (mestrado). Niterói, 2006. CICOUREL, Aaron V. The social organization of juvenile justice. New York: John Wiley & Sons, Inc., 1968.
Como citar:

GISI, Bruna; "Racionalidade Prática, Trabalho Interpretativo e Teorias Nativas: O Enquadramento Teóricometodológico da Pesquisa", p. 41 -94. In: A Racionalidade Prática da Privação de Liberdade: Um Estudo da Execução da Medida Socioeducativa de Internação em São Paulo. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501209, DOI 10.5151/9786555501209-01