Uma Ideia, um Desenho, o Produto. “Ver”, Perceber e Construir: Metodologias para Produção em Moda

Costa, Carlos Eduardo Félix da; Pereira, Gisela Friaça de Souza;

Resumo:

Analisaremos o modo como se dá a separação e desvalorização do fazer manual no processo de aprendizagem e a importância da ludicidade a partir de autores como Maturana, Zöller e Kastrup; descreveremos as posturas e estratégias aplicadas em sala de aula como meio de engajamento no desenho e suas manifestações ampliadas bi e tridimensionalmente; abordaremos o aspecto laboratorial do espaço de aprendizagem, a atividade projetual como algo em constante atualização, sua relação com a incorporação de erros, a prática reflexiva e os vínculos entre mestre e aprendiz com Argan, Schön e Sennett; introduziremos os aspectos da Teoria de campo Gestalt que corroboram com nosso estudo utilizando Bigge, Gomes Filho e Mamede-Neves elencando-os com exemplos de modelagem; e concluímos ressaltando o papel da arte como linha que pesponta todo o despertar, sem a qual não seria possível criar, através do potencial dos objetos comuns e do erotismo defendidos por Holm, Hooks e novamente por Kastrup.

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DOI: 10.5151/9786555500523-01

Referências bibliográficas
  • ​ ARGAN, Giulio Carlo. A história da metodologia do projeto.In: Revista Caramelo, número 6, FAU/USP, tradução José Eduardo Areias, p.156-170. BIGGE, Moris L. Teoria da aprendizagem para professores,tradução: José Augusto da Silva Pontes Neto e Marcos Antônio Folfini – SãoPaulo: EPU, Ed. da Universidade de São Paulo, 1977. BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saberde experiência. In: Rev. Bras. Educ. n.19 – Rio de Janeiro 2002.
Como citar:

COSTA, Carlos Eduardo Félix da; PEREIRA, Gisela Friaça de Souza; "Uma Ideia, um Desenho, o Produto. “Ver”, Perceber e Construir: Metodologias para Produção em Moda", p. 25 -38. In: Metodologias de Campo: Perspectivas Interdisciplinares. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555500523, DOI 10.5151/9786555500523-01