Meta-Avaliação de Heurísticas para Ambientes de Realidade Virtual em Jogos Imersivos

Oliveira, Eduardo ; Araujo, Luiz Francisco de ; Correia, Walter Franklin Marques

Resumo:

Este trabalho objetiva, então analisar a performance de duas avaliações heurísticas de usabilidade de ambientes de RV em jogos imersivos, considerando essas ferramentas como parte do ciclo de testes dentro de uma abordagem de DCU. Destaca-se também, por conta do aspecto de alta complexidade do tema e pela carência de estudos sobre esse assunto, o emprego de uma abordagem de meta-avaliação.

70 downloads

design, Desenho industrial, design de serviços

DOI: 10.5151/9786555501094-01

Referências bibliográficas
  • BANGOR, A.; KORTUM, P.; MILLER, J. Determining what individual SUS scores mean: Adding an adjective rating scale. Journal of usability studies, v. 4, n. 3, p. 114–123, 2009. Disponível em: <https://uxpajournal.org/determining-what-individual-sus-scores-mean-adding-an-adjective-rating-scale/> Acesso em: 11 jul. 2021.
  • BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação Humano-Computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • BOWMAN, D. A.; GABBARD, J. L.; HIX, D. A Survey of usability evaluation in virtual environments: Classification and comparison of methods 1 Introduction and motivation 2 Distinctive characteristics of VE evaluation. Evaluation, v. 11, n. 4, p. 404–424, 2002.
Como citar:

OLIVEIRA, Eduardo; ARAUJO, Luiz Francisco de; CORREIA, Walter Franklin Marques; "Meta-Avaliação de Heurísticas para Ambientes de Realidade Virtual em Jogos Imersivos", p. 22-41. Fronteiras do design: (bem) além do digital - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501094, DOI 10.5151/9786555501094-01