Tipos Populares: Um Estudo Sobre Tipografia nos Filmes “Aitaré da Praia” (1925) e “A Filha do Advogado” (1926)
Constantino, Larissa ; Aragão, Isabella Ribeiro
Resumo:
“As cartelas de Aitaré da praia” e “A filha do advogado”, antes de exibidas na tela do cinema, foram produzidas pelos mesmos meios que os impressos da época. Enquanto grande parte dos textos foram compostos e impressos em tipografia, as ilustrações foram desenhadas à mão pelo artista gráfico Fausto Silvério Monteiro – o Fininho, segundo Constantino e Aragão (2019). Dessa forma, propomos uma análise dos elementos verbais das principais configurações gráficas dos filmes03 – títulos, cartelas e objetos gráficos filmados – à luz do campo tipográfico, com foco no desenho das letras fundidas e parâmetros compositivos, em relação com as narrativas.
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DOI: 10.5151/9786555501087-01
Referências bibliográficas
- ARAGÃO, Isabella R. Tipos móveis de metal da Funtimod: contribuições para a história tipográfica brasileira. Tese (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
- ARAGÃO, Isabella R.; LIMA, Edna L. C. Um estudo comparativo entre a Fundição de Typos Henrique Rosa e a Funtimod. Infodesign (SBDI. ONLINE), v. 16, p. 419-433, 2019.
- ARAÚJO, Luciana C. de. Os encantos da Veneza Americana e da propaganda pelo cinema: os filmes financiados pelo governo Sergio Loreto em Pernambuco (1922-1926). Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 26, p. 94-112, 2013a.
Como citar:
CONSTANTINO, Larissa; ARAGÃO, Isabella Ribeiro; "Tipos Populares: Um Estudo Sobre Tipografia nos Filmes “Aitaré da Praia” (1925) e “A Filha do Advogado” (1926)", p. 26-61. Fronteiras do design: (in)formar novos sentidos - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501087, DOI 10.5151/9786555501087-01