Tipos Populares: Um Estudo Sobre Tipografia nos Filmes “Aitaré da Praia” (1925) e “A Filha do Advogado” (1926)

Constantino, Larissa; Aragão, Isabella Ribeiro;

Resumo:

“As cartelas de Aitaré da praia” e “A filha do advogado”, antes de exibidas na tela do cinema, foram produzidas pelos mesmos meios que os impressos da época. Enquanto grande parte dos textos foram compostos e impressos em tipografia, as ilustrações foram desenhadas à mão pelo artista gráfico Fausto Silvério Monteiro – o Fininho, segundo Constantino e Aragão (2019). Dessa forma, propomos uma análise dos elementos verbais das principais configurações gráficas dos filmes03 – títulos, cartelas e objetos gráficos filmados – à luz do campo tipográfico, com foco no desenho das letras fundidas e parâmetros compositivos, em relação com as narrativas.

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DOI: 10.5151/9786555501087-01

Referências bibliográficas
  • ARAGÃO, Isabella R. Tipos móveis de metal da Funtimod: contribuições para a história tipográfica brasileira. Tese (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. ARAGÃO, Isabella R.; LIMA, Edna L. C. Um estudo comparativo entre a Fundição de Typos Henrique Rosa e a Funtimod. Infodesign (SBDI. ONLINE), v. 16, p. 419-433, 2019. ARAÚJO, Luciana C. de. Os encantos da Veneza Americana e da propaganda pelo cinema: os filmes financiados pelo governo Sergio Loreto em Pernambuco (1922-1926). Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 26, p. 94-112, 2013a.
Como citar:

CONSTANTINO, Larissa; ARAGãO, Isabella Ribeiro; "Tipos Populares: Um Estudo Sobre Tipografia nos Filmes “Aitaré da Praia” (1925) e “A Filha do Advogado” (1926)", p. 26 -61. In: [in] formar novos sentidos – Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501087, DOI 10.5151/9786555501087-01