Design e Sociedade

Silva, Claudia Palma da;

Resumo:

Ao observar as profundas transformações sociais, culturais,políticas e econômicas que marcaram o início do século XX, é possível elucubrarsobre o período que também marca o surgimento do design e a sua relaçãointrínseca com a indústria, bem como com escolas de engenharia, arte emovimentos artísticos. Esse momento importante da humanidade é objeto da TeoriaCrítica, em especial dos postulados de Benjamin (1992) e de Adorno e Horkheimer(2006), da Escola de Frankfurt. Faz-se necessário esclarecer que não sepretende aplicar a Teoria Crítica aos estudos em design, mas, a partir dessavisão de mundo, trazer à luz discussões relevantes que interessam ao design e àsociedade.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555500905-01

Referências bibliográficas
  • ADORNO, T. W. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2004. ADORNO, T. W. Minima moralia: reflexões a partir da vida danificada. Tradução de Luiz Eduardo Bicca. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993. ADORNO, T. W. Teoria estética. Lisboa: Edições 70, 1970.
Como citar:

SILVA, Claudia Palma da; "Design e Sociedade", p. 27 -36. In: Cenários Panoramáticos: Uma Metodologia para Projetação em Design Estratégico. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500905, DOI 10.5151/9786555500905-01