Sincronização entre Motion Graphic de Videoclipes e Tons Graves: um Estudo Exploratório de Design Direcionado para o Público Surdo Congênito

Cabral, Leonardo Rodrigues ; Aragão, Isabella Ribeiro ; Soares, Thiago

Resumo:

O videoclipe é um artefato audiovisual inerente ao mercado fonográfico que serve de suporte para divulgação comercial de artistas, dita estilos, comportamentos etc. Inicialmente exibido com exclusividade na TV, hoje ele pode ser acessado em livre demanda por diversos dispositivos, como smartphones, tablet, computador e smart TV. Seus espectadores são crianças, jovens, adultos, cisgênero, transgêneros, cegos e surdos. Sim, o espectador surdo consome muitos artefatos audiovisuais, 

dentre eles, o videoclipe.

43 downloads

design, design industrial, design da informação

DOI: 10.5151/9786555500431-01

Referências bibliográficas
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15290: Acessibilidade em comunicação na televisão. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em:<http://www.turismo. gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/ publicacoes/downloads_publicacoes/
  • NBR15290.pdf> Acesso em: 22 nov. 2019. BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Congresso Nacional, [2015]. Disponível em:<http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Como citar:

CABRAL, Leonardo Rodrigues; ARAGÃO, Isabella Ribeiro; SOARES, Thiago; "Sincronização entre Motion Graphic de Videoclipes e Tons Graves: um Estudo Exploratório de Design Direcionado para o Público Surdo Congênito", p. 28-67. Fronteiras do design: (in)formar novos sentidos - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9786555500431, DOI 10.5151/9786555500431-01