TIC e Práticas na Formação do Educador-coinvestigador: inter-relações entre transdisciplinaridade, cognição e docência na coaprendizagem assíncrona e construção de conhecimentos e saberes

Ribeiro, Júlio Wilson; Valente, José Armando; Okada, Alexandra; Galiazzi, Maria do Carmo; Góes, Ubaldo Tonar Teixeira; Silva, Ricardo Diniz Souza e; Rocha, Mirley Nádila Pimentel;

Resumo:

O presente capítulo constitui um caminho de reflexão perante a necessidade de se repensar a pedagogia de integração dos espaços educativos, vivenciados nos distintos domínios da Escola e dos Cursos de Graduação e Pós-graduação, que precisam ser (re)aproximados. Para alcançar almejada integração, é necessário navegar nos mares da Transdisciplinaridade e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na busca de promover a formação de um Educador-pesquisador compromissado com as necessidades de mudanças, caracterizadas através da realidade do século XXI (ALMEIDA; VALENTE, 2011; D’AMBRÓSIO, 2012; MORAES, 2015; MORIN, 2011 OKADA, 2006; RIBEIRO; VALENTE, 2015; VALENTE, 2005; PERRENOUD, 2002; SOUSA, 2015).

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393613-01

Referências bibliográficas
  • ALMEIDA, M. C. A matemática na idade da pedra: filosofia, epistemologia, neurofisiologia e pré-história da matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. ALMEIDA, M. E. B. O computador na escola: contextualizando a formação de professores. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. ______.; VALENTE, J. A. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
Como citar:

RIBEIRO, Júlio Wilson; VALENTE, José Armando; OKADA, Alexandra; GALIAZZI, Maria do Carmo; GóES, Ubaldo Tonar Teixeira; SILVA, Ricardo Diniz Souza e; ROCHA, Mirley Nádila Pimentel; "TIC e Práticas na Formação do Educador-coinvestigador: inter-relações entre transdisciplinaridade, cognição e docência na coaprendizagem assíncrona e construção de conhecimentos e saberes", p. 25 -74. In: EAD, PBL e o Desafio da Educação em Rede: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393613, DOI 10.5151/9788580393613-01