Aspectos políticos e linguísticos no ensino de Português para surdos

Silva, Roberval Teixeira e;

Resumo:

Este texto remete-se aos meus primeiros passos no estudo das relações entre língua e sociedade que, guiados pela professora Silvia Figueiredo Brandão, levaram-me a três caminhos:Descobrir-me como professor; Descobrir-me como sociolinguista; Descobrir-me como um professor-sociolinguista com profunda sensibilidade em relação ao espaço social que me cerca.Estes três pontos são gerados e potencializados no momento em que, na Iniciação Científica, a professora Silvia me lançou nas mãos, em francês, o livro Langage et classes sociales: codes socio-linguistiques et contrôle social, de Basil Bernstein. Foi com este gesto que, dentro da universidade, meus olhos foram escancarados para olhar o mundo e a mim mesmo…

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393088-01

Referências bibliográficas
  • BERNSTEIN, Basil. Langage et classes sociales: codes socio-linguistiques et contrôle social. Paris: Les Editions de Minuit, 1975. FERNANDES, Eulália. O som: este ilustre desconhecido. In: SKLIAR, Carlos (org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos, v. 2. Porto Alegre: Mediação, 1999. FERNANDES, Eulália. Problemas linguísticos e cognitivos do surdo. Rio de Janeiro: Agir, 1990. KLEIMAN, Ângela. A construção de identidades em sala de aula: um enfoque interacional. In: Língua(gem) e identidade. Campinas: Mercado das letras, 1998, p. 267-302.
Como citar:

SILVA, Roberval Teixeira e; "Aspectos políticos e linguísticos no ensino de Português para surdos", p. 15 -28. In: Uma História de Investigações sobre a Língua Portuguesa: Homenagem a Silvia Brandão. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393088, DOI 10.5151/9788580393088-01