Uso da Água de Lastro pelos Navios

Pereira, Newton Narciso; Brinati, Hernani Luiz;

Resumo:

Antes de comentarmos sobre as consequências propriamente ditas do uso da água de lastro em navios mercantes iremos apresentar a origem da necessidade da utilização do lastro em navio. A operação eficiente e segura dos navios sempre exigiu o uso de algum tipo de lastro. Por milênios, embarcações carregaram o lastro continuamente sob a forma de rochas, areia, telhas e muitos outros materiais pesados (NATIONAL RESEARCH COUNCIL, 1996). No início do século 20, as embarcações passaram a utilizar a água de oceanos, rios e lagos como lastro. A água oferece maior flexibilidade que os outros tipos de materiais utilizados neste processo, pois está sempre disponível onde o navio está operando, inclusive durante as viagens. Além disso, evita-se o carregamento demorado de materiais e as instabilidades perigosas para a embarcação, causadas pelo movimento do lastro sólido.

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DOI: 10.5151/9788580393064-01

Referências bibliográficas
  • NATIONAL RESEARCH COUNCIL (NRC) MARINE BOARD. Stemming the Tide: Controlling Introductions of Nonindigenous Species by Ships’ Ballast Water. Committee on Ships’ Ballast Operations, Marine Board, Commission on Engineering and Technical Systems, NRC. National Academy Press, Washington, D.C. 1996. COHEN, A.N. Ships’ Ballast Water and the Introduction of Exotic Organisms into the San 11 Francisco Estuary: Current Problem Status and Management Options. Report for California Bay 12 Delta Authority, Sacramento, CA. San Francisco Estuary Institute, Richmond, CA. 1998.
Como citar:

PEREIRA, Newton Narciso; BRINATI, Hernani Luiz; "Uso da Água de Lastro pelos Navios", p. 21 -32. In: Água de Lastro: Gestão e Controle. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580393064, DOI 10.5151/9788580393064-01