Uso da Água de Lastro pelos Navios

Pereira, Newton Narciso ; Brinati, Hernani Luiz

Resumo:

Antes de comentarmos sobre as consequências propriamente ditas do uso da água de lastro em navios mercantes iremos apresentar a origem da necessidade da utilização do lastro em navio. A operação eficiente e segura dos navios sempre exigiu o uso de algum tipo de lastro. Por milênios, embarcações carregaram o lastro continuamente sob a forma de rochas, areia, telhas e muitos outros materiais pesados (NATIONAL RESEARCH COUNCIL, 1996). No início do século 20, as embarcações passaram a utilizar a água de oceanos, rios e lagos como lastro. A água oferece maior flexibilidade que os outros tipos de materiais utilizados neste processo, pois está sempre disponível onde o navio está operando, inclusive durante as viagens. Além disso, evita-se o carregamento demorado de 

materiais e as instabilidades perigosas para a embarcação, causadas pelo movimento do lastro sólido.

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DOI: 10.5151/9788580393064-01

Referências bibliográficas
  • NATIONAL RESEARCH COUNCIL (NRC) MARINE BOARD. Stemming the Tide: Controlling Introductions of Nonindigenous Species by Ships’ Ballast Water. Committee
  • on Ships’ Ballast Operations, Marine Board, Commission on Engineering and Technical Systems, NRC. National Academy Press, Washington, D.C. 1996.
  • COHEN, A.N. Ships’ Ballast Water and the Introduction of Exotic Organisms into the San 11 Francisco Estuary: Current Problem Status and Management Options. Report for
  • California Bay 12 Delta Authority, Sacramento, CA. San Francisco Estuary Institute, Richmond, CA. 1998.
Como citar:

PEREIRA, Newton Narciso; BRINATI, Hernani Luiz; "Uso da Água de Lastro pelos Navios", p. 21-32. Água de Lastro: Gestão e Controle: Gestão e Controle. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580393064, DOI 10.5151/9788580393064-01