Introdução

Silva, Maria Jose Ferreira Da

Resumo:

Nosso interesse por números fracionários vem desde 1989, quando em pesquisa sobre o assunto, com alunos do Ensino Fundamental, percebemos suas dificuldades para se relacionar com esses números. Neste trabalho, alguns resultados obtidos são apresentados em Jahn e outros (1999) e mostram que a introdução de números fracionários nas séries iniciais pelo procedimento da dupla contagem das partes, em superfícies totalmente divididas em partes congruentes, conduz a criança a entender os fracionários, como se fossem dois números naturais: um que se coloca em cima e outro abaixo de um traço. Além de mostrar que esse procedimento descaracteriza a superfície apresentada por não tratar de sua área e privilegiar a “discretização” dessa superfície para permitir a contagem. Embora o enfoque, com figuras convenientemente divididas permita representar

alguma parte pintada da figura por um número fracionário, com sucesso, essa representação poderá conduzir ao fracasso, quando o objeto representado fugir desse padrão. Por exemplo, nos desenhos da Figura 1, pelo procedimento da dupla contagem das partes, o aluno poderia associar 2/8 e 1/7, respectivamente. 

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DOI: 10.5151/9788580391565-01

Como citar:

SILVA, Maria Jose Ferreira Da; "Introdução", p. 13-18. Investigando saberes de professores do ensino fundamental com enfoque em números fracionários para a quinta série. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580391565, DOI 10.5151/9788580391565-01