Análise dos fatores que influenciam o desempenho na proficiência linguística de estudantes do programa Ciência Sem Fronteiras
Correia, Evanielly Guimarães ; Peruchi, Rogério Santana ; Tannús, Sílvia Parreira
Resumo:
O programa Ciência Sem Fronteiras está fortemente ligado à política industrial brasileira, cujo objetivo é a melhoria da infraestrutura humana e o desempenho competitivo da indústria nacional. Diante da importância do programa para o aumento da competitividade da indústria brasileira, este estudo tem como principal objetivo a análise dos fatores que influenciam o desempenho de estudantes do programa Ciência sem Fronteiras, mais especifcamente o desempenho destes alunos na obtenção da profciência linguística após a realização de curso intensivo da língua inglesa no país de destino. O método utilizado foi a regressão linear múltipla. O método de coleta dos dados para desta pesquisa foi survey. O modelo obtido possibilitou a identifcação dos fatores influenciadores, são eles: o conhecimento prévio da língua, o nível de profciência exigido pelas
universidades estrangeiras, a nota no ENEM, a renda do candidato, a qualidade
do curso de Inglês ofertado no exterior e a duração deste curso.
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DOI: 10.5151/9788580392265-01
Referências bibliográficas
- BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Orçamento Federal. Orçamentos da União exercício fnanceiro 2015: Projeto de lei orçamentária. – Brasília: MP, SOF, 2014. 6v. em 8, 2015. BRASIL. O programa: Objetivos. 2016a. Disponível em: <http://goo.gl/lxrbzI>. Acesso em: 11 de jun. 2016. BRASIL. Painel de Controle do Programa Ciência sem Fronteiras: País de Destino do Bolsista. 2016b. Disponível em: <http://goo.gl/ChIeVu>. Acesso em: 11 jul. 2016.
Como citar:
CORREIA, Evanielly Guimarães; PERUCHI, Rogério Santana; TANNÚS, Sílvia Parreira; "Análise dos fatores que influenciam o desempenho na proficiência linguística de estudantes do programa Ciência Sem Fronteiras", p. 13-28. Perspectivas em estudos da linguagem. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392265, DOI 10.5151/9788580392265-01