Introdução
Retorta, Miriam Sester
Resumo:
Nasci, em 1963, de uma família de pai operário e mãe bordadeira, em um bairro também operário (Tatuapé, naquela época, era um bairro operário de fato!), e lá vivi, modestamente, com minha família, até 1967. Após o AI-5, muitas coisas mudaram no Brasil e meu pai, como vários outros colegas operários, foi incentivado a emigrar para os Estados Unidos. Chegando lá, freqüentei escolas públicas em bairro branco e logo aprendi o inglês padrão. O interessante é que eu não falava na minha própria língua
o registro padrão. Foram anos durante os quais pude conhecer muitas coisas e
ter acesso a elas, o que jamais teria ocorrido em meu país: habitação confortá-
vel, automóvel, telefone, escola, passeios para outros estados e países etc.
21 downloads
DOI: 10.5151/9788580391541-01
Como citar:
RETORTA, Miriam Sester; "Introdução", p. 3-16. Efeito retroativo do vestibular da Universidade Federal do Paraná no ensino de língua inglesa em nível médio no Paraná: uma investigação em escolas públicas, particulares e cursos pré-vestibulares - 2ª edição. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580391541, DOI 10.5151/9788580391541-01