Professores-autores-formadores: Princípios e experiências para a formação de profissionais de educação linguística
GARCEZ, Pedro de Moraes ; SCHLATTER, Margarete
Resumo:
Entendendo que a formação de professores se dá em atividades de autorreflexão na prática e mediante vivência de experiências situadas de docência e reflexão coletiva sobre experiências vividas, neste ensaio defendemos pontos que consideramos fundamentais para a formação de professores com base em nossas práticas de formação de professores de línguas. Como marco para isso, reafirmamos que o princípio geral que orienta a educação é a formação para o exercício da cidadania e explicitamos a convicção de que a tarefa do formador universitário é articular o que se observa na prática de professores-autores de modo a promover oportunidades para que eles se encontrem, manifestem suas produções autorais coletivamente e registrem suas experiências. Apresentando casos de formação continuada envolvendo equipes de professores iniciantes, professores experientes e formadores universitários, formulamos aqui três princípios para a formação de professores de línguas. Primeiro, frisamos a centralidade do espaço escolar concreto como palco das ações projetadas e cenário para o protagonismo dos atores professores, advogando que a formação de professores-autores deve ser pautada pelo que se observa como pulsante no espaço singular de atuação dos educadores. Segundo, afirmamos que a reflexão coletiva entre pares é procedimento central para a formação de professores-autores, endossando a “recusa ao individualismo” defendida por Nóvoa (2001). Terceiro, propomos que o registro
de experiências pedagógicas é princípio e fim para a formação de professores-autores- formadores. Por fim, tendo em vista ações formativas que visem à criação de oportunidades de exercício da autoria do professor de línguas, discutimos como a formação do professor-autor pode ser construída a partir da formulação e da resolução de problemas oriundos da prática, da convivência produtiva entre professores mais e menos experientes e da busca por reflexão coletiva sobre o que significa aprender a ensinar em cada contexto.
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DOI: 10.5151/9788580392708-01
Como citar:
GARCEZ, Pedro de Moraes; SCHLATTER, Margarete; "Professores-autores-formadores: Princípios e experiências para a formação de profissionais de educação linguística", p. 13-36. Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392708, DOI 10.5151/9788580392708-01