Apresentação

Giovanetti, Rodrigo Manoel

Resumo:

Este livro é baseado na minha dissertação de mestrado Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública (Giovanetti, 2006), que defendi na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (usp), sob a orientação da profa. dra. Ana Isabel Bruzzi Bezerra Paraguay. Por meio das concepções do campo da Saúde do Trabalhador, como compreendido por René Mendes e colaboradores, buscamos a compreensão sistematizada do conceito de Apoio Social no Trabalho (ast) com base na abordagem dos Fatores Psicossociais no Trabalho (fpst). Abordamos os modos como o ast pode ser um fator de proteção para a saúde dos professores na educação básica pública diante das adversidades que enfrentam no cotidiano de trabalho. Para tanto, aproximamos teoricamente os conceitos de ast e de fpst com a teoria das representações sociais para que pudéssemos verificar as construções de sentidos do professorado sobre os recursos suportivos que consideravam obter para a realização do seu trabalho em sua jornada.

27 downloads

Psicanálise, Psicologia, Escola

DOI: 10.5151/9786555503531-0000

Referências bibliográficas
  • APPELBERG, K. Interpersonal conflicts at work: impact on health behavior, psychiatric morbidity
  • and work disability. Helsinki: Finnish Institute of Occupational Health, 1996.
  • ARNETZ, B. B. Causes of change in the health of populations: a biopsychosocial viewpoint.
  • Social Science and Medicine, v. 43, n. 5, p. 605-608, 1996.
  • BANCO MUNDIAL. Globalização, crescimento e pobreza. São Paulo: Futura, 2003.
Como citar:

GIOVANETTI, Rodrigo Manoel; "Apresentação", p. 20-23. A escola como ambiente de trabalho saudável para o professorado: concepções de apoio social na teoria dos fatores psicossociais no trabalho e na psicanálise. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503531, DOI 10.5151/9786555503531-0000