Apresentação

Machado, Adriana Marcondes

Resumo:

Este livro acontece em um cruzamento: mais de 35 anos de trabalho no Serviço de Psicologia Escolar (SePE) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), sendo 24 deles como psicóloga, funcionária técnico-administrativa e, depois, desde 2010, como docente do IPUSP; a animação em relação ao uso da estratégia de escrita endereçada que vínhamos desenvolvendo em trabalhos de formação com equipes de profissionais atendidas pelo SePe em uma modalidade denominada Plantão Institucional; a possibilidade de configurar uma pesquisa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)1 que contribuísse na investigação dessa estratégia; e a vontade de prestar o concurso de livre-docência na USP como uma oportunidade de, como disse José Sérgio Fonseca na banca do concurso, “dar forma ao caos que vivemos e considerar a trajetória profissional na sua singularidade”.

30 downloads

Psicologia, educação, Psicologia escolar, Políticas públicas

DOI: 10.5151/9786555501858-0000

Referências bibliográficas
  • Angelucci, C. B. (2013). Prefácio. In C. A. L. Collares, M. A. A. Moysés, & M. C. F. Ribeiro (Orgs.). Novas capturas e antigos diagnósticos na era dos transtornos. Campinas, SP: Mercado de Letras.
  • Amarante, P. (2015). Teoria e Crítica em saúde mental: textos selecionados. São Paulo, SP: Zagodoni.
  • Arendt, H. (2004). Responsabilidade e julgamento. São Paulo, SP: Companhia da Le¬tras.
Como citar:

MACHADO, Adriana Marcondes; "Apresentação", p. 17-20. Quando a escrita toca a produção institucional. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501858, DOI 10.5151/9786555501858-0000