Prefácio

Prefácio

Elali, Gleice Azambuja;

Resumo:

A Série é uma importante iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDESIGN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e reúne pesquisadores renomados (também amigos muito queridos) na divulgação de investigações associadas à linha de pesquisa ‘Design, Ergonomia e Tecnologia’, cujas publicações têm sido amplamente referendadas e consultadas tanto pelos demais programas nacionais da área quanto na atividade profissional correlata. Dando continuidade aos volumes anteriores, esta quarta coletânea é composta por dez (10) capítulos, que problematizam questões emergentes nos campos em tela, como mobilidade/transportes, turismo, utilização de diferentes recursos tecnológicos, metodologias e processos de projeto e de desenvolvimento de material didático. Em linhas gerais, dentre os textos apreciados, três (3) trabalham questões relativas a ambientes urbanos, dois (2) remetem ao ambiente escolar, um (1) se vincula a ambiente residencial, três (3) se relacionam ao desenvolvimento de produtos e um (1) trata do design na contemporaneidade. Em termos do público-alvo enfocado, destaca-se o interesse desses estudos por crianças e pela usabilidade (genérica) de produtos em sua adaptação a grupos específicos da população.

0:

A Série é uma importante iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDESIGN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e reúne pesquisadores renomados (também amigos muito queridos) na divulgação de investigações associadas à linha de pesquisa ‘Design, Ergonomia e Tecnologia’, cujas publicações têm sido amplamente referendadas e consultadas tanto pelos demais programas nacionais da área quanto na atividade profissional correlata. Dando continuidade aos volumes anteriores, esta quarta coletânea é composta por dez (10) capítulos, que problematizam questões emergentes nos campos em tela, como mobilidade/transportes, turismo, utilização de diferentes recursos tecnológicos, metodologias e processos de projeto e de desenvolvimento de material didático. Em linhas gerais, dentre os textos apreciados, três (3) trabalham questões relativas a ambientes urbanos, dois (2) remetem ao ambiente escolar, um (1) se vincula a ambiente residencial, três (3) se relacionam ao desenvolvimento de produtos e um (1) trata do design na contemporaneidade. Em termos do público-alvo enfocado, destaca-se o interesse desses estudos por crianças e pela usabilidade (genérica) de produtos em sua adaptação a grupos específicos da população.

Palavras-chave:

Referências bibliográficas
  • .