Prefácio

Mendes, René

Resumo:

Fui surpreendido pelo convite recebido do ilustre amigo Rodrigo Manoel Giovanetti, psicólogo, psicanalista, mestre e doutor – entre muitos outros títulos e qualificações – para que eu escrevesse o “Prefácio” deste livro. Antes de tentar fazê- -lo, fui rever no mestre Houaiss se haveria outra palavra equivalente a “prefácio”, para tentar sair do lugar-comum. Deparei-me com seus sinônimos: “anteâmbulo”, “antelóquio”, “exórdio”, “prolegômenos”, “prefação”, “proêmio”, “proginasma”, “prolusão”, entre outros. Fiquei na dúvida se seriam doenças novas e raras, que, talvez, irão fazer parte da nova cid-11 ou da 6ª edição do dsm, ou neologismos da atualidade, ou, talvez, distúrbios comportamentais desconhecidos, que o psicólogo e psicanalista Rodrigo viesse a identificar em mim... Cauteloso e, por via das dúvidas, preferi recuar, ficando apenas com o “prefácio”, ainda que não seja fácil, mas dos males, o menor... E será pequeno mesmo, posto que grande é o livro, e também o autor...

52 downloads

Psicanálise, Psicologia, Escola

DOI: 10.5151/9786555503531-000

Referências bibliográficas
  • ANGROSINO, M. V.; PÉREZ, A. M. Rethinking observation. In: DENZIN, N. K.; LINCONL,
  • Y. S. (Eds,). Handbook of qualitative research. 2nd ed. Thousand Oaks: Sage,
  • 2000. p. 673-702.
  • ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho. 3ª ed. São Paulo: Boitempo, 2000.
  • ANZIEU, D. Le moi-peau. Paris: Dunod, 1985.
Como citar:

MENDES, René; "Prefácio", p. 14-19. A escola como ambiente de trabalho saudável para o professorado: concepções de apoio social na teoria dos fatores psicossociais no trabalho e na psicanálise. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503531, DOI 10.5151/9786555503531-000