Apresentação: Predicar e Ensinar é só Começar

Vieira, Marcia dos Santos Machado

Resumo:

Predicar estados de coisas e entidades do mundo biopsicossocial... Ensinar a ler o mundo e a conceber e fazer descrições linguísticas a partir da observação empírica de usos diversos que são movidos e afetados por forças cognitivas, emotivo-expressivas, identitárias, socioculturais, discursivo-pragmáticas. Foi só começar, para não parar! O começo da pesquisa no âmbito do Projeto Predicar há 20 anos confunde-se com a experiência resultante de (inter)ações com discentes por meio de atividades de docência em cursos de Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (desde 1997), com discentes, docentes e comunidade universitária mediante atividades de extensão na UFRJ e com discentes e docentes por meio de atividades de docência e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ desde 2002. O exercício de ensino-aprendizagem de língua portuguesa teve início na escola pública em 1995, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação do Estado do Rio de Janeiro, precisamente na Escola Municipal Cientista Mário Kroeff, localizada no bairro Penha. Começa numa escola pública que homenageia um cientista (idealizador, fundador e primeiro diretor do Serviço Nacional do Câncer), perpassa diferentes trilhas metodológicas de desenvolvimento de ciência (de perfis observacional e experimental; com orientação sociolinguística, funcional-cognitiva, (socio) funcionalista e (socio)construcionista) e redunda, no período de pandemia de covid-19, na concepção e organização deste livro.

38 downloads

Língua portuguesa, Português, ensino de português

DOI: 10.5151/9786555502459-000

Como citar:

VIEIRA, Marcia dos Santos Machado; "Apresentação: Predicar e Ensinar é só Começar", p. 21-26. Ensino de português: predicar em (con)texto. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502459, DOI 10.5151/9786555502459-000