Apresentação

Costa, Renata Ferreira ; Azevedo, Isabel Cristina Michelan de

Resumo:

A Sociedade da Informação tem início nas últimas décadas do século XX e abre espaço para um novo e complexo processo de mudança social, definido pelo paradigma das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs. Assiste-se, então, nesse contexto de disseminação e fortalecimento do uso cotidiano da internet, a democratização do acesso à informação e à emergência de novas formas de pensar, de agir, de interagir social e linguisticamente e de produzir e compartilhar conhecimento. As práticas sociais mediadas pela linguagem requerem dos sujeitos multiletramentos, ou seja, novos meios de construção de sentidos, em consonância com a diversidade de culturas, linguagens, mídias e tecnologias, como pode ser observado nos processos de ensino-aprendizagem de línguas, na contemporaneidade, que apontam de forma significativa os avanços dos estudos das práticas de leitura, escrita e análise crítica, voltadas a estudantes da educação básica e do ensino superior, capazes de integrar ao texto verbal, 

imagem, som e movimento.

45 downloads

COMUNICACAO, LINGUISTICA

DOI: 10.5151/9788580394085-000

Como citar:

COSTA, Renata Ferreira; AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; "Apresentação", p. 9-12. Multimodalidade e práticas de multiletramentos no ensino de línguas. São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788580394085, DOI 10.5151/9788580394085-000