Apresentação

Machado, Adriana Marcondes ; Lerner, Ana Beatriz Coutinho ; Fonseca, Paula Fontana

Resumo:

Analisar o percurso de reflexões e práticas relacionadas à trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) implica
ressaltar algumas de suas inflexões e descontinuidades e o que elas ensejaram em termos dos deslocamentos políticos e discursivos no campo das articulações entre Psicologia e Educação. O IPUSP foi criado no bojo da reforma universitária de 1968, efetivada em 1970. Anteriormente à sua fundação, a Cadeira de Psicologia Educacional era ministrada na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras, localizada na Rua Maria Antonia, e tinha como Diretor o professor catedrático Arrigo Angelini. Os temas abarcados por essa área relacionavam-se ao estudo dos distúrbios físicos e psíquicos das dificuldades de aprendizagem, problemas visuais e dislexia, lateralidade e alfabetização, questões conceituais e experimentais da aprendizagem e técnicas de avaliação psicológica. Essas disciplinas estavam a cargo dos professores Maria José Aguirre, Romeu de Moraes Almeida, Odete Lourenção 
e do próprio Arrigo Angelini.
  

40 downloads

DOI: 10.5151/9788580392906-000

Referências bibliográficas
  • Bourdieu, P. (1998) Escritos de educação. Petrópolis: Vozes. Bosi, E. (2011). Memórias da Psicologia. In Otta, E., Oliveira, P. S., & Mannini, C. R.B.B. (Orgs.)
  • 40 anos do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo: Edusp. Barbosa, D. R. (2011). Estudos para uma história da Psicologia Educacional e Escolar no Brasil. Tese de doutorado. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-220720 11-163136/pt-br.php. Carvalho, J.S.F. (2015). A produção do fracasso escolar: a trajetória de um clássico. In PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia (4ª ed.). São Paulo: Intermeios.
Como citar:

MACHADO, Adriana Marcondes; LERNER, Ana Beatriz Coutinho; FONSECA, Paula Fontana; "Apresentação", p. 12-28. Concepções e proposições em Psicologia e Educação: A trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392906, DOI 10.5151/9788580392906-000