Prefácio

Andriolo, Arley

Resumo:

A apresentação deste Psicologia e Cinema carrega uma ambiguidade necessária: a “psicologia das imagens” está em movimento como área acadêmica; ao mesmo tempo, amplia-se o interesse da psicologia pelas “imagens em movimento”. A publicação desta coletânea acontece em um momento particularmente significativo, cuidadosamente organizada em seus autores e temáticas, enquadra-se na ampla difusão de pesquisas sobre imagens na psicologia das últimas décadas. Não obstante, convém notar a distinção da psicologia em relação a outras disciplinas das humanidades, igualmente, dos ritmos de apropriação das mídias no interior do próprio campo da psicologia, no qual as imagens fixas (desenhos, pinturas, fotografias etc.) têm angariado maior número de publicações, a despeito de imagens em movimento serem, de longa data, objeto privilegiado sob o olhar do psicólogo. As imagens em movimento referem termos variados, dentre os quais, cinema e filme aparecem com destaque, acrescentando-se as designações de material audiovisual, documentário, objeto fílmico, produção cinematográfica, entre outras. 

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Psicanálise, Psicologia, psicanálise e cinema

DOI: 10.5151/9786555502503-00

Referências bibliográficas
  • Baitello Júnior, N. (2005). A era da iconofagia: ensaios de comunicação e cultura. São Paulo: Hacker.
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  • Kohatsu, L. N. (2017). Notas sobre o uso de imagens visuais nas pesquisas em psicologia. Revista de Psicologia, 8(1), pp. 23-36.
Como citar:

ANDRIOLO, Arley; "Prefácio", p. 9-16. Psicologia e cinema. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502503, DOI 10.5151/9786555502503-00