Prefácio: Escrita e Formação: Entre os Cadernos de Anotar a Vida e os Cadernos de Pesquisa
Moraes, Marcia
Resumo:
“A escrita como exercício em processos formativos”, livro que o(a) leitor(a) toma agora pelas mãos, é uma obra que retoma o gesto de Clara e de todas as pessoas que recebem – de um modo ou de outro – as memórias registradas nos seus Cadernos de Anotar a Vida. É uma obra tocada adiante por pesquisadoras e pesquisadores que se formam na e pela escrita, lançando mão de escritas endereçadas, que buscam os olhos, os ouvidos, as escamas e a pele de seus interlocutores, sejam eles humanos ou não humanos: uma escrita endereçada, como diria talvez Haraway (2019), no Chthuluceno, nesse mundo em que nos tornamos-com uns com os outros, seres híbridos, tecidos em emaranhados de relações heterogêneas.
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DOI: 10.5151/9786555501155-00
Referências bibliográficas
- ALLENDE, I. A casa dos espíritos. (1982). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
- BELLACASA, M. P. Nothing comes without its world: thinkingwithcare. The sociological review, 60(2), pp. 197-216, 2012.
- DESPRET, V. & Stengers, I. Lesfaiseuses d’histoires. Ce que les femmes font à lapensée. Paris: La Découverte / Les Empêcheurs de Penseren Rond, 2011.
Como citar:
MORAES, Marcia; "Prefácio: Escrita e Formação: Entre os Cadernos de Anotar a Vida e os Cadernos de Pesquisa", p. 7-12. A escrita como exercício em processos formativos. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501155, DOI 10.5151/9786555501155-00