Prefácio
Rojo, Roxane
Resumo:
A verdade da frase de Guimarães Rosa em epígrafe ficou ecoando em minha mente após a leitura dos capítulos desta coletânea. Lendo os diferentes textos aqui reunidos, aprendi mais e levantei muitas outras novas e maiores perguntas que estão no não dito dos capítulos. Chegarei lá. Mas antes, é bom apresentar ao leitor uma visão geral. A coletânea abre e se encerra com capítulos de caráter teórico. O primeiro deles, partindo da distinção de Prensky sobre migrantes e nativos digitais, busca refletir sobre o impacto da tecnologia digital no processo educacional. O segundo, com base na Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff e Johnson, 1980) e em seus desdobramentos contemporâneos, busca analisar a metaforização como “um dos processos cognitivos e discursivos centrais que encontra espaço relevante de materialização verbal, pictórica e multimodal nos gêneros digitais contemporâneos”.
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DOI: 10.5151/9788580394085-00
Como citar:
ROJO, Roxane; "Prefácio", p. 5-8. Multimodalidade e práticas de multiletramentos no ensino de línguas. São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788580394085, DOI 10.5151/9788580394085-00