Um Tipo de Síntese a se Prestar Atenção

Lessa, Washington Dias;

Resumo:

Com muito gosto, e sentindo-me honrado, aceitei o convite para escrever um texto de abertura para Karl Heinz Bergmiller, um designer brasileiro. Como o livro fala por si, proponho-me apenas a estabelecer com ele um breve diálogo. Destaco três aspectos do trabalho de Bergmiller: o detalhe, a referência ulmiana e a integridade. No meu primeiro contato com este tão belo livro – em todos os sentidos, onde confluem o texto vigoroso e denso de Pedro Luiz Pereira de Souza, a edição impecável e o belo projeto de Silvia Steinberg (projeto tão amorosamente conectado às referências visuais do homenageado), o levantamento consistente de histórias, dados e imagens, conduzido a seis mãos por Pedro, Silvia e o próprio Bergmiller (e contando com colaborações), assim como participações especialíssimas no texto e no tratamento de imagem –, ocorreu-me a lembrança de um caso engraçado contado por um ex-aluno de Karl Heinz, Roberto Verschleisser, que foi da primeira turma da Esdi. 

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Referências bibliográficas
  • 1. SOUZA, Pedro Luiz Pereira de. Notas para uma história do design. Rio de Janeiro: 2AB, 1998. 2. AGAMBEN, Giorgio. Signatura rerum, sur la méthode. Paris: Vrin, 2009 [citações traduzidas por mim]. É importante assinalar que a conceituação de Agamben se distingue daquela proposta por Kuhn, onde o paradigma corresponde à matriz disciplinar.