Prefácio

Carvalho , José Sérgio Fonseca de

Resumo:

Há décadas que as universidades públicas paulistas têm professado seu compromisso com o princípio da indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Mas se o vínculo entre os dois primeiros já se encontra bastante consolidado e é frequentemente associado à excelência da formação de seus profissionais, o mesmo não ocorre com o terceiro. A maior parte das iniciativas neste âmbito se reduz à difusão das pesquisas realizadas para um público mais amplo e à prestação de serviços à população ou a algumas instituições. Os serviços universitários e a extensão cultural figuram-se, assim, quase como um apêndice das atividades acadêmicas, muitas vezes concebidas como um trabalho semiassistencial e marcado por um vetor único: da universidade para a sociedade. A história do Serviço de Psicologia Escolar (SePE) – cujas conquistas, estudos, rupturas e continuidades formam a base sobre a qual se assenta esta obra – nos mostra, contudo, que esse não é um caminho inexorável nem a única forma de conceber os possíveis vínculos 
entre a universidade e as demandas sociais. 

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DOI: 10.5151/9788580392906-00

Como citar:

CARVALHO , José Sérgio Fonseca de; "Prefácio", p. 1-11. Concepções e proposições em Psicologia e Educação: A trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392906, DOI 10.5151/9788580392906-00