ISBN: 978-85-212-0822-8

Páginas: 992

DOI: DOI 10.5151/BlucherOA-Sugarcane

Sugarcane bioethanol — R&D for Productivity and Sustainability

Luis Augusto Barbosa Cortez (Coord.)


Preface

Part 1 — Public Policy Strategies for Ethanol in Brazil

Part 2 — Sustainability of Biofuels Production and Consuption

Part 3 — A New model for sugarcane mechanization system

Part 4 — A new Model for Industrial Production and final uses of ethanol

Part 5 — Technological Roadmapping for sugarcane ethanol

Part 6 — Back Matter

O livro Bioetanol da cana-de-açúcar: P&D para produtividade e sustentabilidade é uma coletânea de textos escritos a partir dos workshops do Projeto de Políticas Públicas PPP Etanol da Fapesp e também de autores convidados pela relevância de suas pesquisas a respeito do tema etanol. Esta publicação conclui a primeira fase do projeto que teve início em 2005 e se desenvolveu por meio de diversos workshops em todo o país.

A obra Bioetanol da cana-de-açúcar: P&D para produtividade e sustentabilidade ajudará os jovens pesquisadores neste importante momento mundial em que a cana-de-açúcar é foco de interesse como base para obtenção de combustíveis líquidos, bioprodutos (plásticos entre outros) e bioeletricidade.

A publicação do livro nas versões português e inglês traduz uma realização compartilhada com a comunidade científica ligada a matéria-prima cana-de-açúcar, geradora de absolutas inovações humanas e tecnológicas.

Sobre o coordenador

Graduado em Engenharia Agrícola pela Unicamp, M.Sc. pela Université Laval em Québec, Canadá e Ph.D pela Texas Tech University em Lubbock, EUA. Professor titular na Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp. Foi Coordenador do Nipe/Unicamp (1998-2002) e Coordenador de Relações Internacionais da Unicamp (2002-2009). Atualmente é Coordenador Adjunto da Diretoria Científica da Fapesp e Assessor da Diretoria no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).