ISBN: 9788580391466

Páginas: 264

DOI: DOI 10.5151/9788580391466

Sociolinguística e Política Linguística: Olhares Contemporâneos

Raquel Meister Ko. Freitag, Cristine Gorski Severo, Edair Maria Görski

Pré-textuais

Pre-textual

Capítulos

Chapters

Sobre os Autores

About Authors

As discussões giram em torno de duas questões gerais que se colocam na área: que tendências teórico-metodológicas têm sido observadas na sociolinguística brasileira atualmente? Que fenômenos se colocam como questões para as políticas linguísticas brasileiras?
A primeira parte do livro, intitulada “Variação e mudança: abordagens teóricas, metodologia de coleta de dados e fenômenos linguísticos em foco”, reúne sete textos que colocam em perspectiva aspectos de ordem teórico-metodológica e descritiva relacionados à constituição de amostras, delimitação de variáveis e descrição linguística a partir de interfaces teóricas, bem como aplicação de resultados.
Na segunda parte, intitulada “Política e planificação linguística”, cinco capítulos evidenciam como o campo está problematizando uma série de temas em que as línguas se tornam o lócus de disputas e debates políticos, quanto à norma, à questão jurídica, à construção da brasilidade, ao inglês como língua franca e às políticas de identidade de gênero. A abrangência temática revela a possibilidade de diferentes olhares sobre a relação entre língua e política, envolvendo desde os discursos oficiais e estatais, até as práticas educacionais e os movimentos identitários.