ISBN: 9788580392906

Páginas: 258

DOI: 10.5151/9788580392906

Total de downloads: 4.101

Concepções e proposições em Psicologia e Educação: A trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Adriana Marcondes Machado, Ana Beatriz Coutinho Lerner, Paula Fontana Fonseca


Baixar PDF Completo

Pré-textuais

Capítulos

Pós-textuais

Esta obra representa não apenas o registro de investigações e reflexões associadas ao percurso histórico do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP, mas também (...) a possibilidade de uma prática universitária que alia qualidade de produção acadêmica e engajamento social; formação inicial e pesquisa; prestação de serviços, reconfiguração de campos epistemológicos e perspectivas de atuação. E, ao assim fazer, nos alerta para o perigo de persistir
numa visão empobrecedora da atuação pública universitária, hoje empobrecedora, na medida em que reduz o ideal de uma experiência formativa à transmissão de conhecimentos e técnicas – na maior parte das vezes como meros protocolos
abstratos! – incapazes de atribuir sentido a um percurso profissional e adequação ao mundo onde serão tecidos.