ISBN: 9788580392425

Páginas: 112

DOI: DOI 10.5151/9788580392425

Vulnerabilidade ambiental

Afonso Rodrigues de Aquino, Francisco Carlos Paletta, Josimar Ribeiro de Almeida


Pré-textuais

Pre-textual

Capítulos

Chapters

Pós-textuais

Pos-textual

A questão ambiental é ampla e complexa, mas aos poucos tem sido colocada em pauta nos mais diversos setores sociais e, dessa maneira, a humanidade caminha para um desenvolvimento ambiental. Um mecanismo adotado para alcançar esse desenvolvimento é subdividir o tema em diversos aspectos, como gestão ambiental, riscos, políticas e práticas ambientais, sustentabilidade e preservação. É importante lembrar que todas essas subdivisões interagem entre si e que a abordagem de vulnerabilidade é mais uma nota que visa auxiliar a composição da complexa sinfonia.
Este livro foi estruturado de forma a discutir as vulnerabilidades natural, ambiental e social, proporcionando ao leitor uma breve introdução ao conceito de vulnerabilidade. Além disso, são apresentados aqui os indicadores e índices de vulnerabilidade ambiental, ferramentas cruciais para avaliar quanto o ser humano está vulnerável ou quão fragilizado ele torna o meio em que se encontra. Isso ajuda a identificar as comunidades-alvo em que são necessárias medidas proativas, principalmente para prevenir as devastadoras consequências de eventos extremos que possam vir a ocorrer.
O livro tem seu enfoque nas interfaces entre vulnerabilidade e mudanças climáticas, assim como entre ações humanas e poder público. Isso porque a avaliação da vulnerabilidade pode se tornar o núcleo de políticas públicas de âmbito regional, nacional ou internacional, funcionando como um “sistema de alerta precoce”. Da mesma maneira, a análise de vulnerabilidade ambiental pode servir como guia para cientistas e para o poder público, direcionando-os a uma melhor gestão dos recursos naturais.