ISBN: 9788580392258

Páginas: 248

DOI: DOI 10.5151/9788580392258

Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas

Selma Martines Peres, Maria Helena de Paula, Márcia Pereira dos Santos


Pré-textuais

Capítulos

O propósito desta coletânea é divulgar os resultados de pesquisas concluídas e em andamento que foram apresentadas no IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, em setembro de 20161, nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Este volume, em especial, traz instigantes contribuições para a área da Educação a partir de concepções e abordagens diferentes, mas que contribuem para o debate no cenário educacional. Os trabalhos publicados apresentam reflexões e discussões que abordam a formação – inicial e continuada, as concepções, práticas e materiais pedagógicos, educação especial e políticas educacionais evidenciando, assim, a preocupação dos pesquisadores em refletir e compreender os processos educativos. Em um cenário em que tantos desafos estão postos no campo da educação, seja no âmbito das ações governamentais ou da busca de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade, cada vez mais assinala-se a importância das pesquisas e a necessidade de divulgação e socialização do conhecimento produzido na área educacional.