ISBN: 9788580391855

Páginas: 327

DOI: DOI 10.5151/9788580391855

1º simpósio de pesquisa técnico-científica do Mestrado Profissional em Design da Univille: relatos

João Eduardo Chagas Sobral, Marli Teresinha Everling, Adriane Shibata Santos, Anna Luiza Moraes de Sá Cavalcanti, Elenir Carmen Morgenstern, Victor Rafael Laurenciano Aguiar, Fernando Pereira Pruner


Pré-textuais

Capítulos

A publicação dos resultados da Primeira Edição do Simpósio de Pesquisa Técnico-Científica em Design da Univille tem por objetivo socializar conhecimentos gerados no Programa de Pós-Graduação em Design – PPGDesign, em conjunto com o setor produtivo e a comunidade em geral. A relevância desta produção está na elaboração e disseminação do conhecimento promovido pelas instituições envolvidas, em uma ação conjunta para valorizar o conhecimento aplicado, seja no campo técnico, seja no campo científico.
O evento, que originou a publicação, ocorreu em fevereiro de 2015 como uma iniciativa inédita, pois reuniu em uma mesma semana, as defesas dos trabalhos de conclusão, mesas redondas com temas voltados ao conhecimento produzido, além de um ciclo de palestras.
Configurou-se assim em importante estratégia para a formação de redes de pesquisa, além da integração entre empresas e academia; ações estas que se desenham, também, como prioridade em um Mestrado Profissional, comprometido em responder à problemas do cenário industrial, social e econômico no contexto regional.
Uma das funções dos mestrados profissionais é estimular a formação de mestres habilitados a desenvolver atividades e trabalhos técnicocientíficos em temas de interesse público. Os trabalhos de conclusão de curso podem ser apresentados em diferentes formatos, incluindo dissertação, patente, registro de propriedade intelectual, projeto técnico, publicação tecnológica; desenvolvimento de materiais instrucionais, produtos, processos e técnicas, dentre outros.
A partir destas observações, o PPGDesign da Univille, em sua proposta de criação (2012)1 considera que o “projeto final poderá consistir em dissertação, projeto técnico específico, estudo de caso, propriedade intelectual, patentes, depósito de patentes, projeto de produto ou serviço, trabalho científico de pesquisa em design, desenvolvimento de instrumentos, equipamentos e protótipos”.
Esta iniciativa do PPGDesign da Univille vem ao encontro da procura por caminhos que possam responder aos grandes desafios com os quais os mestrados profissionais se defrontam. Desafios que vão desde o fortalecimento de canais de diálogo e colaboração mútua entre empresas e universidades, até o próprio estranhamento da comunidade acadêmica em relação ao formato dos trabalhos de conclusão de curso. No entanto, o PPGDesign tem enfrentado esses novos caminhos os vendo como oportunidade para o fortalecimento da produção técnico-científica significativa para o conjunto da sociedade, contribuindo para a constituição de um círculo virtuoso entre academia e setor produtivo, a exemplo do que ocorre com os programas de pós-graduação de outros países, que possuem forte compromisso com a conversão do conhecimento em benefícios para
a sociedade.
Por fim, reafirma-se que esta obra compila resultados derivados dos primeiros trabalhos de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Design da Univille, além das reflexões dos professores convidados para as bancas, mesas redondas e palestras. O arcabouço teórico que estimulou os debates sobre a estreita relação entre teoria científica e práticas profissionais voltadas à sociedade, apresentado nesse trabalho, caracteriza-se como um esforço conjunto do PPGDesign da Univille em direção à disseminação do conhecimento técnico-científico.

-