ISBN: 9788580391794

Páginas: 199

DOI: DOI 10.5151/9788580391794

Inovação em produtos

Marco Aurélio de Carvalho


Este livro é relevante para o profissional e para o acadêmico interessado em desenvolvimento de novos produtos, ideação, TRIZ (Teoria da Solução Inventiva de Problemas) e inovação sistemática.

O livro trata da ideação de novos produtos. A obra busca contribuir para a solução de um dilema da empresa ou do empreendedor individual, que sabe que precisa inovar para auferir maiores e melhores resultados, mas, tem inerente aversão aos riscos da inovação.

 O autor apresenta uma metodologia eficaz para a ideação, a IDEATRIZ, a qual objetiva fomentar a produção de idéias verdadeiramente originais e que maximizem o valor percebido pelos clientes.

No livro, a fundamentação teórica da metodologia IDEATRIZ é apresentada, bem como a própria metodologia. Um estudo de caso, realizado no setor de produtos para a saúde oral é descrito. As idéias geradas neste caso, em comparação com as idéias geradas com uso de métodos convencionais, indicam a eficácia da metodologia proposta.

A tese da qual se origina esta obra recebeu o primeiro lugar na categoria Trabalhos Acadêmicos do Prêmio de Inovação e Criatividade Tecnológica do CONFEA de 2008.