ISBN: 9788280392487

Páginas: 224

DOI: DOI 10.5151/9788280392487

Para pensar o desenvolvimento da RM Cariri

Valéria Feitosa Pinheiro, Christiane Luci Bezerra Alves, Francisco do O’ de Lima Júnior, Anderson da Silva Rodrigues


Pré-textuais

Pretextual

Capítulos

Chapters

O processo de formação histórica do Cariri cearense é aqui apresentado em alguns artigos e o desenvolvimento socioeconômico dos municípios que integram hoje a Região Metropolitana do Cariri é dissecado, deixando claros os avanços observados nos anos recentes sem deixar em segundo plano as vulnerabilidades que ainda prevalecem nesta porção do semiárido nordestino.
A base produtiva da região é abordada com destaque para a produção de calçados, produção de artigos de ouriversaria e/ou folheados e para a importante infraestrutura de turismo, em especial para o turismo religioso, que ajudam a estruturar a economia da RM Cariri. O dinamismo recente do comércio e dos serviços é igualmente destacado e a base agropecuária explicitada na sua diversidade.
A cultura regional, pela sua força, não poderia estar ausente e um dos artigos trabalha sua relação com o processo de desenvolvimento regional. A própria disputa intrarregional entre o Crato e Juazeiro é reflexo de tradições e valores que ajudaram a construir dinâmicas distintas nos dois importantes municípios do cariri cearense.