Temas contemporâneos: campos de conhecimento em diálogo

SÁ, Marcia Bastos de; SILVA, Andréa Costa da;

Resumo:

O grupo de trabalho (GT) Livro, materiais e recursos didáticos: diálogos com temas contemporâneos1 participou pela segunda vez do Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira (SILID) e do Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos (SIMAR). A disponibilização desse GT foi possível devido à interdisciplinaridade proposta pelo evento, organizado por grupos de pesquisa que desenvolvem estudos e pesquisas voltados para o conhecimento de questões em torno do livro didático e de materiais e recursos didáticos utilizados na formação educacional e cultural contemporânea e, mais especificamente, em relação às novas tecnologias de comunicação e informação.A proposta desse GT teve por objetivo promover debates a respeito de como questões consideradas importantes para a constituição de identidades – como sexualidade, gênero, raça, etnia e cidadania – são agenciadas por livros, materiais e recursos didáticos (vídeos, jogos, quadrinhos, livros paradidáticos, cartilhas, folderes, manuais etc.) em instituições (de educação ou de saúde) e situações educativas (formais ou informais, presenciais ou a distância) nos diferentes níveis de ensino.

0:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9788580392012-08

Como citar:

SÁ, Marcia Bastos de; SILVA, Andréa Costa da; "Temas contemporâneos: campos de conhecimento em diálogo", p. 131 -146. In: Design para uma educação inclusiva. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580392012, DOI 10.5151/9788580392012-08