REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE UMA CULTURA CLÁSSICA

Moraes, Carlos Eduardo Mendes de;

Resumo:

O ensino de uma Cultura Clássica busca ofertar subsídios para a formação do futuro profissional do ensino das línguas, dos estudos linguísticos e dos estudos literários. Está focado na compreensão de uma tradição que foi paulatinamente instituída por movimentos que emergiram de ações e de discursos passados e presentes, modificando-se, consolidando-se e colaborando para um diálogo – por um lado, constante, na continuidade e na renovação desse pensamento; por outro lado, tenso, pelas diferenças e pelos movimentos de negação que redundam na sua própria dinâmica – estabelecido em dois eixos tempo-espaciais. O primeiro, que trata da aproximação da civilização grega à latina (didaticamente, ambas representam um bloco denominado mundo antigo, todavia visualizado isoladamente de dentro de cada um dos dois impérios, cada qual, no seu apogeu, vendo-se como centro do mundo, ambos marcados por um tempo anterior ao advento do cristianismo). O segundo, parte delas para a civilização europeia na nova constituição panromânica e/ou não-românica (cindidas, em termos temporais, em medieval e moderna; e em termos espaciais, em ocidental e oriental), desaguando na anexação de novos pontos de vista produzidos a partir da integração dos demais continentes (em particular, para estas reflexões, da América) necessários para a leitura dos fenômenos que marcam essa trajetória dos estudos sobre esses registros escritos dos diversos tempos e espaços aí contidos.

Capítulo:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391190-0004

Referências bibliográficas
  • ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO. Poética clássica. São Paulo: Cultrix, 1995.
    BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CES 492/2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf . Acesso em 20/06/2014, às 12:00.
    CÍCERO, M. T. Discurso contra Catilina. Disponível em: http://www.culturabrasil.org/catilinaria.htm . Acesso em 20/06/2014, às 15:10.
    HOMERO. Ilíada. 3ª. Reimpressão. Trad. Manuel Odorico Mendes. São Paulo: Martim Claret, 2011
    HOMERO. Odisseia. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Abril, 2010.
Como citar:

MORAES, Carlos Eduardo Mendes de; "REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE UMA CULTURA CLÁSSICA", p. 49 -58. In: Língua, Literatura e Ensino. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-119-0, DOI 10.5151/9788580391190-0004