Programa e método de leitura na reforma educacional goiana de 1930

NAVES, Juliana de Sousa; GONÇALVES, Ana Maria;

Resumo:

O presente trabalho aborda a situação do Ensino Primário em Goiás, no que se refere à organização e às propostas para o ensino da leitura, assim como aos métodos indicados no currículo estabelecido pela reforma de 1930. No Brasil, em Goiás não foi diferente, a última década do século XIX foi marcada pela centralidade dos debates em torno da educação e a defesa do Ensino Primário para todos, como elemento estratégico do projeto liberal de sociedade. Nesse contexto difundia-se a ideia de uma escola nova para a formação do homem novo, articulada com as exigências do desenvolvimento industrial e o processo de urbanização. Inspirados nas experiências educacionais europeias, os legisladores brasileiros passaram a reformar a instrução pública no país. A primeira lei goiana sobre o Ensino Primário foi a Lei nº 13, de 23 de julho de 1835. No período subsequente, inúmeras outras foram implantadas. Analisar as orientações para o ensino de leitura no programa de ensino de 1930 é o objetivo desta pesquisa, tendo por princípio que o prescrito não é necessariamente o que se realiza em sala de aula. Os resultados indicam que o programa de ensino proposto para as escolas primárias goianas de 1930, no que refere à leitura e suas práticas, apresenta um conjunto de prescrições para os mestres, quanto aos conteúdos, métodos, materiais e seus usos, todavia, reconhece os limites advindos da ausência de formação dos professores.

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This study addresses the situation of primary education in Goiás, as regards the organization and proposals for the teaching of reading, as well as the methods set out in the curriculum established by the reform of 1930. In Brazil, in Goiás was no different to last decade of the nineteenth century was marked by the centrality of debates around education and the defense of universal primary education as a strategic element of liberal society project. In this context it is diffused the idea of a new school for the formation of the new man, articulated the demands of industrial development and urbanization process. Inspired by European educational experiences, Brazilian legislators began to reform public education in the country. The first goiana law on primary education was Law No. 13 of 23 July 1835. In the period, numerous others were deployed. Analyze the guidelines for teaching reading in 1930 teaching program is the goal of this research, with the principle that the prescribed is not necessarily what is done in the classroom. The results indicate that the educational program proposed for Goiás primary schools in 1930 in terms of reading and its practices, presents a set of prescriptions for the teachers, as to the contents, methods, materials and their uses, recognizing, however, the limits arising from the lack of training them.

Palavras-chave: History of Primary Education, Reading instruction, Method and reading teaching practices,

DOI: 10.5151/9788580391664-17

Como citar:

NAVES, Juliana de Sousa; GONÇALVES, Ana Maria; "Programa e método de leitura na reforma educacional goiana de 1930", p. 297 -312. In: Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-17