Professores de educação especial, atendimento educacional especializado em salas de recursos e a inclusão em Goiás

TARTUCI, Dulcéria; ALMEIDA, Juliana Daniela Cavalcante; DIAS, Daiane Tomé;

Resumo:

O interesse do presente trabalho é apresentar a análise das relações que se estabelecem entre o papel das salas de recursos/salas de recursos multifuncionais, seus professores e a implementação das diretrizes políticas de inclusão em Goiás. Para isso, foram utilizados como fonte os registros das entrevistas coletivas realizadas com os professores nas salas que participaram do Observatório Goiano de Educação Especial/Observatório Catalano de Educação Especial (Ogeesp/Oceesp). A pesquisa, de cunho colaborativo, tem como princípio a aproximação de duas dimensões: a pesquisa e a formação; por propiciar aos professores participantes, por intermédio de ações reflexivas e da relação dialética teoria-prática, descreverem, informarem, confrontarem, analisarem e reconstruírem sua prática pedagógica e o contexto educacional no qual estão inseridos.

0:

The interest of this study is to analyze the relations established between the role played by rooms resources/multi-functional features, their teachers and the implementation of inclusion policies guidelines in Goias For this was used as a source records collective interviews with teachers of multifunctional resource rooms participating in the Observatory Goiano of Special Education/Special Education Centre Catalano (Ogeesp/Oceesp). The observatory uses of collaborative research that has as principle the approach of two dimensions, research and training, and it provides the participating teachers through reflective action and the dialectical relationship between theory and practice, describe, inform, confront, analyze and rebuild their teaching and the educational context in which they live.

Palavras-chave: Special Education, Inclusion in Goiás, Specialized Educational Service, SRM, Teaching,

DOI: 10.5151/9788580391664-16

Como citar:

TARTUCI, Dulcéria; ALMEIDA, Juliana Daniela Cavalcante; DIAS, Daiane Tomé; "Professores de educação especial, atendimento educacional especializado em salas de recursos e a inclusão em Goiás", p. 281 -296. In: Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-16