Produção, propriedades e aplicações da quitosana na agricultura e em alimentos

ARNAUD, Thatiana Montenegro Stamford; STAMFORD, Thayza Christina Montenegro; STAMFORD, Tânia Lúcia Montenegro; STAMFORD, Newton Pereira;

Resumo:

A quitosana é um heteropolímero natural, amino catiônico, composto por unidades β-1,4 D-glucosamina ligadas a resíduos de N-acetilglucosamina, derivado da N-desacetilação da quitina, denominação usual para o polímero ß-(1-4) 2-acetamido-2-deoxi-D-glicose (N-acetilglicosamina). A quitina e a celulose são semelhantes em sua natureza funcional (baixa solubilidade ebaixa reatividade química), e tal analogia está refletida nas funções similares desses polímeros na natureza, já que ambos atuam como material estrutural (Figura 14.1). A quitina difere da celulose na sua estrutura polimérica pela substituição da hidroxila por um grupo acetamina no carbono de posição 2, sendo, provavelmente, a mais abundante fibra de ocorrência natural depois da celulose.A quitosana industrial é, na maioria das vezes, extraída do exoesqueleto de crustáceos, sendo obtida pela desacetilação da quitina por meio da utilização de NaOH 50% e temperatura em torno de 110 ºC. A quitina e a quitosana podem ser extraídas da parede celular de algumas espécies de fungos, mais particularmente da classe Zygomycetes e, em geral, da ordem Mucorales, que apresentam maior quantidade de quitina e quitosana. A quitosana também pode ser produzida artificialmente, a partir da abertura do anel do grupo exazolina de um derivado glicosídico ou a partir da biossíntese da própria glicose, a qual é convertida inicialmente em aminoaçúcares, sendo, em seguida, acetilada e finalmente polimerizada por atuação enzimática.

0:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9788521211150-14

Como citar:

ARNAUD, Thatiana Montenegro Stamford; STAMFORD, Thayza Christina Montenegro; STAMFORD, Tânia Lúcia Montenegro; STAMFORD, Newton Pereira; "Produção, propriedades e aplicações da quitosana na agricultura e em alimentos", p. 503 -528. In: Biotecnologia Aplicada à Agro&Indústria - Vol. 4. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788521211150, DOI 10.5151/9788521211150-14