Carta ao leitor, conteúdo e prefácio

LOPES, Maurício Antônio;

Resumo:

A biotecnologia moderna tem gerado um conjunto amplo de conhecimentos envolvendo a utilização, a alteração controlada e a otimização de organismos vivos ou de suas estruturas, células e moléculas para a geração de produtos, processos e serviços inovadores. Seus resultados são aplicáveis a diversos setores econômicos, como a saúde, a agroindústria e o meio ambiente, e envolvem várias áreas do conhecimento, como a biologia, a genética, a fisiologia, a microbiologia, a química e a tecnologia da informação, dentre muitas outras.
O cenário para a biotecnologia no Brasil é extremamente promissor, e o progresso nessa área poderá ser acelerado a partir de esforços conjugados entre o governo e as comunidades científica e empresarial no desenvolvimento de projetos conjuntos, na formação de parcerias produtivas, na criação de um ambiente favorável a novos investimentos para o desenvolvimento e/ou a adaptação de conhecimentos e tecnologias de base biológica. Tal avanço da área poderá promover revoluções no tratamento de doenças, na geração de medicamentos de aplicação humana e animal, no desenvolvimento e na melhoria de alimentos, na utilização sustentável da biodiversidade, na recuperação e no tratamento de resíduos, na multiplicação e na reprodução de espécies vegetais, animais e microbianas, e em muitas outras questões.

0:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9788521211150-00

Como citar:

LOPES, Maurício Antônio; "Carta ao leitor, conteúdo e prefácio", p. 1-14 . In: Biotecnologia Aplicada à Agro&Indústria - Vol. 4. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788521211150, DOI 10.5151/9788521211150-00