Práticas de letramento na Educação Infantil: a experiência a partir da prática

NASCIMENTO, Liliane Querino do; AMARAL, Cláudia Tavares do; MOURA, Juçara Gomes; ROSSI, Maria Aparecida Lopes; MAGALHÃES, Adriana Aparecida Pereira; SOUSA, Maria Luiza Santos;

Resumo:

Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de práticas de letramento e de alternativas de intervenção na sala de aula para despertar o gosto pela leitura e pelos livros. O presente relato de experiência parte de ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – desenvolvidas em uma Escola Municipal de Catalão – GO, com alunos integrantes da Educação Infantil, especificamente do Jardim II. A proposta era contribuir para o processo de construção do letramento na Educação Infantil por meio da aplicação de atividades lúdicas como músicas, parlendas, poesias e livros de literatura infantil, contação de histórias, reconto oral e dramatização. Para a realização deste relato de experiência, ocorreram encontros semanais de planejamento como também a realização de atividades na escola campo. As atividades foram realizadas a partir das reflexões de Bajard (2012), Ferreiro (1999) e Abramovich (1997). Assim, concluiu-se com as experiências que as atividades voltadas ao letramento facilitam a aquisição das habilidades de leitura e de escrita de maneira significativa para a criança, reduzindo as dificuldades de compreensão dos códigos linguísticos durante o processo de pré-alfabetização. Além disso, percebeu-se que as experiências e práticas realizadas em sala tiveram expressiva relevância para a formação dos alunos, por causa do contato com os vários gêneros textuais e com as literaturas escolhidas.

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This paper have purposes to present the development of literacy practices and alternatives to intervention in the classroom for the incentive taste for reading and books. This experience report part of actions of PIBID – Institutional Program Initiation Grant from the Teaching developed in a Municipal School of Catalão – GO, with students members of early childhood education, specifically in the Garden II. The proposal was to contribute in the process of construction of Literacy in childrens education through the application of recreational activities such as songs, rhymes, poetry and children’s literature, where stories, oral retelling and drama. For the realization of this experience report, there were weekly meetings of planning as well as the realization of activities with the field school. The activities were carried out from the reflections of Bajard (2012), Smith (1999) and Abramovich (1997). Thus, it was concluded that the experiences presented the activities aimed to literacy facilitates the acquisition of the ability to read and write in a significant manner to the child, reducing the difficulties of understanding of linguistic codes during the process of before literacy. In addition, it was noticed that the experiences and practices carried out in the training room had significant relevance to the training of students, from contact with a lot of textual genres and by literatures chosen.

Palavras-chave: Literacy, Childrens education, PIBID,

DOI: 10.5151/9788580391664-15

Como citar:

NASCIMENTO, Liliane Querino do; AMARAL, Cláudia Tavares do; MOURA, Juçara Gomes; ROSSI, Maria Aparecida Lopes; MAGALHÃES, Adriana Aparecida Pereira; SOUSA, Maria Luiza Santos; "Práticas de letramento na Educação Infantil: a experiência a partir da prática", p. 265 -280. In: Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-15