ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA INTERATIVO NO AMBIENTE DIGITAL TELEVISIVO: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO

Giglio, Kamil; Souza, Márcio Vieira de; Spanhol, Fernando José;

Resumo:

Tem-se presenciado nas últimas décadas, por meio das diversas mídias digitais que emergem e se convergem, um aumento da velocidade na percepção de tempo e desdobramentos sobre o conceito de espaço que alteram e afetam diretamente a vida cotidiana da sociedade globalizada. Esta mudança na vida individual e coletiva das pessoas deve-se ao fato dessa influência tecnológica se apresentar como uma alternativa para a redução de barreiras de tempo, espaço e custos para a difusão de informação/conhecimento e desenvolvimento do sistema de produção vigente. Alguns autores defendem que este período está se caracterizando pela valorização de um ativo intangível que ao contrário dos tangíveis, cresce quando compartilhado, surgindo daí o conceito de sociedade do conhecimento (NONAKA; TAKEUCHI; 2008).

Capítulo:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391282-13

Referências bibliográficas
  • DANTAS, M. Capitalismo na era das redes: Trabalho, informação e valor no ciclo da comunicação produtiva. In: LASTRES, H.; ALBAGLI, S. (ORGS.). Informação e Globalização na Era do Conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
    EVAIN, J. P.; LABARTHE, H. M. TV-Anytime Phase 1 – a decisive milestone in open standards for Personal Video Recorders. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2010.
    IBGE. Pnad 2008. 2008. Disponível em: . Acesso em: 17 dez. 2009. GIGLIO, K. Análise comparativa entre IPTV, WebTV e TVD com foco em Disseminação do Conhecimento. 153 p. Dissertação de Mestrado. Programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.
    GIGLIO, K. et al. Cibercultura e a imagem televisiva no século XXI: uma nova estética para a TV digital? XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS. 2010.
    GOULARTE, R. Personalização e adaptação de conteúdo baseadas em contexto para TV Interativa. 2003. 220 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2003.
    HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. Trad. Maria Stella Gonçalves e Adail Ubirajara Sobral. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1989.
    JENKINS, J. Cultura da Convergência. Trad. ALEXANDRIA, S. São Paulo: Ed. Aleph, 2008.
    KAZASIS, F. et al. Designing Ubiquitous Personalized TV-Anytime Services. In: Conference on Advanced Information Systems Engineering, 15, 2003, Klagenfurt/Velden. CAiSE '03 66 Workshop-Proceedings. Klagenfurt/velden: University Of Maribor Press, 2003. v. 1, p. 136 - 149. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2008.
    LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1996.
    NONAKA, I. TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. São Paulo: Bookman Companhia Ed., 2008. SACRINI, M. O uso da televisão digital no contexto educativo. Educação Temática Digital. Campinas, v. 7, n. 1, 2005.
    SANTOS, A.C. Introdução a Metadados. CienteFico, Salvador, v.2, ano 3, jul. 2003. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2008. SANTOS, N. et al. Avaliação dos padrões de descrição de conteúdos digitais para ambiente de TV Digital. Florianópolis: EGC/UFSC, 2008. 55 p. (Projeto de Pesquisa: PLACODI-FINEP).
    SILVA, F. S.; KULESZA, R.; JUCA, P.; ALVES, L. G. P.; BRESSAN, G. Análise Comparativa de Metadados em TV Digital. In: 24º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - Curitiba. SBRC 2006.
    TV-ANYTIME FORUM – Specification S3 on: Metadata Final Specification – Part A: Metadata Schemas, dez. 2002. Disponível em: . Acessado em 30 de julho de 2008. TV-ANYTIME FORUM – Specification S2 on: System Description, final specification, fev 2002. Disponível em: . Acessado em 04 de agosto de 2008.
    TV-ANYTIME FORUM – Specification S2 (Phase 2) on: System Description, abril 2005. Disponível em: . Acessado em 04 de agosto de 2008.
Como citar:

GIGLIO, Kamil; SOUZA, Márcio Vieira de; SPANHOL, Fernando José; "ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA INTERATIVO NO AMBIENTE DIGITAL TELEVISIVO: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO", p. 153 -167. In: Mídias Digitais, Redes Sociais e Educação em Rede: Experiências na Pesquisa e Extensão Universitária. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-128-2, DOI 10.5151/9788580391282-13