O ENSINO DE LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA PARATÓPICA

Cano, Márcio Rogério de Oliveira; Silva, Luciana Soares da;

Resumo:

Este capítulo insere-se nas discussões acerca do ensino de literatura nas escolas de ensino fundamental e médio e nos estudos da Análise do Discurso (doravante, AD) e as suas contribuições para reflexão de uma metodologia de ensino que enfoque o desenvolvimento do sujeito e da experiência com o universo literário. O objetivo central é utilizar o princípio de paratopia (noção que veremos mais adiante) para refletir o que é a experiência literária e de quais formas podemos pensar na sua existência no ensino básico. A necessidade desse trabalho surgiu por uma situação que é comum a todas as áreas que o ensino contempla: uma crise metodológica por que passa a educação. Essa crise, embora muito debatida, tem relação com as formas como se tratam os conteúdos no ensino e com o próprio objetivo do ensino, ou seja, o foco da escola é o conteúdo, o próprio ensino ou o sujeito que aprende?

Capítulo:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391190-0007

Referências bibliográficas
  • BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 5.ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
    BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19. Jan/Fev/Mar/abr, 2002. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2014.
    FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do Discurso: reflexões introdutórias. 2 ed. São Carlos: Claraluz, 2007.
    HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guaciara Lopes Louro. 11ª. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
    PESSOA, Fernando [Bernardo Soares]. O Livro do Desassossego. (s.d.). Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2014.
    MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. 3ª. ed. Trad. Freda Indursky. Campinas: Pontes, 1997.
    __________. Análise de textos de comunicação. Trad. Cecília p. de Souza-e-Silva, Décio Rocha. 4ª. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
    __________. Discurso literário. Trad. Adail Sobral. São Paulo: Contexto, 2006.
    __________. Gênese dos discursos. Trad. Sírio Possenti. Curitiba: Criar Edições, 2007.
    __________. Cenas da enunciação. Organização Sírio Possenti, Maria Cecília Pérez Souza-e-Silva. São Paulo: Parábola, 2008.
    __________. Doze conceitos em análise do discurso. Organização Sírio Possenti, Maria Cecília Pérez Souza-e-Silva. Trad. Adail Sobral (et al.) São Paulo: Parábola, 2010 a.
    __________. O discurso pornográfico. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2010 b. MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
    __________. Introdução ao pensamento complexo. 2ª. ed. Trad. Dulce Matos. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
    NASCIMENTO, Jarbas Vargas. In. FERREIRA, Luiz Antonio; SIQUEIRA, João Hilton Sayeg de; NASCIMENTO, Edna Maria Fernandes Santos. A leitura no espaço bíblico: a parábola do filho pródigo. São Paulo: LPB, 2009.
    NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Trad. Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.
    ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.
    PENA-VEJA, A. e NASCIMENTO, E. P. (Org.) O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. 2.a ed. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.
    SEABRA, José Augusto. Fernando Pessoa ou o poetodrama. São Paulo: Perspectiva, 1991.
    VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. Martins Fontes: São Paulo, 2008.
Como citar:

CANO, Márcio Rogério de Oliveira; SILVA, Luciana Soares da; "O ENSINO DE LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA PARATÓPICA", p. 75 -84. In: Língua, Literatura e Ensino. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-119-0, DOI 10.5151/9788580391190-0007