O Design Visceral, Comportamental e Reflexivo de Journey: análise de um jogo digital com fogo no design emocional

FONTE, Cecília da; SANTOS, Gabriele; LUCK, Matheus;

Resumo:

Este artigo pretende analisar o jogo indie “Journey”, lançado em 2012, utilizando como abordagem metodológica os “Três Níveis de Design” criados por Donald Norman, um dos autores mais importantes do Design Emocional. De acordo com Norman, este conceito é composto pelo design visceral, comportamental e reflexivo, que podem ser explorados no design de artefatos a fim de despertar emoções nos usuários. Dessa forma, em nossa análise, destacamos alguns dos elementos que compõem cada nível de design do jogo, observando como eles, juntos, funcionam de maneira eficaz com o intuito de proporcionar a experiência afetiva desejada por seus desenvolvedores.

0:

This article intends to analyze the indie game “Journey”, released in 2012, using as methodological approach the “Three Levels of Design” created by Donald Norman, one of the most important authors of Emotional Design. This concept, as described by Norman, is composed by the visceral, behavioral and reflective design, which can be explored in artifacts to craft emotions on users. As so, in our analysis, we point out some of the elements that compose each level of design of the game, observing how they work together in an effective way to provide the affective experience desired by its developers.

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392159-06

Referências bibliográficas
  • CAULFIELD, Keith. 2012. Disponível em: < http://www.billboard.com/biz/ articles/news/1097753/ chart-moves-newsies-cast-album-debuts-mtv-unplugged-returns-and-a-video
    CHEN, Jenova. Designing Journey. Palestra concedida para a GDC (Game developers Conference).2013. Disponível em: . Acesso em 10 jul. 2014.
    CHEN, Jenova. Entrevista concedida para o FastCoCreate. 2012. Disponível em http://www. fastcocreate.com /1680062/game-designer-jenova-chen-on-the-art-behind-his-Journey. Acesso em 7 jul. 2014.
    JOURNEY STORIES. Disponível em . Acesso em 2.ago.2014
    HEKKERT, P. Design aesthetics: Principles of pleasure in product design. Psyhology Science, 48(2): 157-172. 2006.
    HARPER, Nick. Journey and the art of emotional game design. 2012. Disponível em . Acesso em
    HUNICKE, Robin. Depoimento disponível em: . Acesso em 9 jul. 2014.
    INDIE GAMES. The Indie Game Movement. Disponível em: < http://www.indiegames.com/what.htm> Acesso em 10 jul. 2014.
    LOMBARDI, Victor. Why we fail. Nova York: Rosenfield. 2013.
    MALLORY, Jordan. Journey review: I want to go there. 2012. Disponível em: . Acesso em 18 jul. 2014.
    NAVA, Matt. Depoimento do diretor de arte. Disponível em: . Acesso em 18 jul. 2014.
    NORMAN, Donald. Design Emocional: Por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco. 2008.
    THATGAMECOMPANY. Disponível em . Acesso em 15 jul.2014.
    TONETTO, Leandro; DA COSTA, Filipe. Design Emocional: conceitos, abordagens e perspectivas de pesquisa. Rio de Janeiro: 2011.
    WIKIPEDIA. Disponíveis em ;; . Acesso em 02.ago.2014
    WINTORY, Austin. Entrevista concedida pelo compositor. Disponível em: . Acesso em 12 jul. 2014.
    WINTORY, Austin. Depoimento do compositor. Disponível em: . Acesso em 18 jul. 2014.
    Extra Credits – The Hero’s Journey (part1). 2012. Disponível em . Acesso em 20 jul.2014
    Extra Credits – The Hero’s Journey (part1). 2012. Disponível em . Acesso em 20 jul.2014
Como citar:

FONTE, Cecília da; SANTOS, Gabriele; LUCK, Matheus; "O Design Visceral, Comportamental e Reflexivo de Journey: análise de um jogo digital com fogo no design emocional", p. 107 -126. In: Design & Complexidade. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392159, DOI 10.5151/9788580392159-06