O BANCO DE DADOS FALA-NATAL: UMA AGENDA DE TRABALHO

TAVARES, Maria Alice; MARTINS, Marco Antonio;

Resumo:

Estudos feitos na perspectiva da sociolinguística variacionista vêm fomentando a ampliação do conhecimento sobre o português brasileiro desde a década de 1970, através da descrição e da análise de fenômenos variáveis nos âmbitos fonológico, morfológico, sintático, semântico e discursivo. Contudo, há estados da federação em que tais pesquisas são ainda incipientes ou mesmo inexistentes. É o caso do Rio Grande do Norte, que não conta com um banco de dados de fala com as características necessárias para a pesquisa sociolinguística. Para suprir essa lacuna, propusemo-nos a organizar um corpus de fala, denominado Banco de Dados da Fala do Rio Grande do Norte (FALA-RN), que contará com amostras representativas de diferentes comunidades de fala norte-riograndenses. O marco inicial da organização do Banco de Dados FALA-RN é a constituição do Banco de Dados FALA-Natal, que congrega entrevistas sociolinguísticas feitas com membros da comunidade de fala e, na medida do possível, de diferentes comunidades de prática, do município de Natal, que é a capital e o maior centro urbano do estado potiguar. Posteriormente, serão coletas entrevistas sociolinguísticas em comunidades de fala representativas do interior do RN.Apresentamos, neste texto, um balanço geral da constituição do banco de dados FALA-Natal para o qual as entrevistas estão em fase final de coleta. Apresentamos, ainda, as dificuldades práticas com a quais temos nos deparado na constituição do corpus, assim como as soluções encontradas.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/BlucherOA-MCMDS-6cap

Referências bibliográficas
  • CHAMBERS, J. Dynamic typology and vernacular universals. In: KORTMANN, B. (Ed.). Dialectology meets typology: dialect grammar from a cross-linguistic perspective. Berlin: Mouton de Gruyter, 2004. p. 127-145.
    LABOV, W. Padrões Sociolinguísticos. [Tradução BAGNO, M.; SCHERRE, M. M. P.; CARDOSO, C.R.]. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].
    LABOV, W. Principles of linguistic change: social factors. Oxford: Blackwell, 2001.
    TAGLIAMONTE, S. A. Comparative sociolinguistics. In: CHAMBERS, J. K.; TRUDGILL, P.; SHILLING-ESTES, N. (Eds.). The handbook of language variation and change. Cambridge: Blackwell, 2003. p. 729-763.
    TAGLIAMONTE, S. A. Analysing sociolinguistic variation. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
Como citar:

TAVARES, Maria Alice; MARTINS, Marco Antonio; "O BANCO DE DADOS FALA-NATAL: UMA AGENDA DE TRABALHO", p. 31-35 . In: Metodologia de Coleta e Manipulação de Dados em Sociolinguística. São Paulo: Blucher, .
ISBN: 978-85-8039-086-5, DOI 10.5151/BlucherOA-MCMDS-6cap