Memória, percepção, autoria e divulgação: para o ensino de literatura na Educação Básica
OLIVEIRA, Aroldo Magno de ;
Resumo:
Ao longo das últimas décadas, em decorrência de políticas equivocadas para a educação básica, vimos observando uma diminuição acentuada da carga horária do ensino de literatura. Tais políticas respondem à necessidade de adaptação da classe dominante cujo objetivo se baseia no controle ideológico, sobretudo das camadas mais pobres da população que, em sua quase totalidade, é a que frequenta as escolas públicas.Sem se descuidar um só centímetro do controle ideológico, as políticas públicas de educação entendem que as disciplinas da área de humanas/sociais são as mais vulneráveis nesse controle, ou seja, são disciplinas que abrem boas frinchas para que a camada pobre da população compreenda os mecanismos de exploração de uma classe social sobre outra. Que a camada pobre da população compreenda o processo histórico que as levou à condição desumana e indigna.
0:
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/9788580391909-02
Como citar:
OLIVEIRA, Aroldo Magno de ;
"Memória, percepção, autoria e divulgação: para o ensino de literatura na Educação Básica",
p. 41 -48.
In:
Linguagem e Ensino do Texto: Teoria e Prática.
São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391909,
DOI 10.5151/9788580391909-02