JARDIM DE INFÂNCIA EM GOIÁS: NAS TRAMAS DO PROCESSO CIVILIZADOR

Fonseca, Lara Cariny Celestino; Peres, Selma Martines;

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da investigação acerca da história do Jardim de Infância em Goiás, sua constituição, finalidades prescritas, bem como a sua articulação com o ideal de educação e sociedade em voga no país. A análise foi realizada, principalmente, a partir do estudo de documentos como Regulamentos Educacionais e números do Correio Oficial, em conjunto com estudos teóricos sobre o processo civilizador de Norbert Elias (1993;1994), visto que nesse momento se construía um projeto de uma nova civilidade para a sociedade goiana. A pesquisa se apoia, ainda, em autores como Veiga (2009;2010), Kuhlmann Jr. (1998; 2000), Kishimoto (1988), Faria Filho (2004), Abbud (2011), Bretas (1991), Silva (1975), Canezin e Loureiro (1994), Pinto (2011; 2012), Alves (2007), Valdez (2002), Palacín e Moraes (2008) e Chaul (1998). Dentre os resultados destaca-se, portanto, a constituição do Jardim de Infância como parte do processo civilizador em Goiás, assinalando sua configuração direcionada para uma educação ativa e autorreguladora que refletia a formação da criança compreendida na inter-relação com o adulto. Nessa configuração, o Jardim de Infância em Goiás pode ser considerado como peça no esforço de fortalecimento do estado e da formação de novos habitus sociais, cujo propósito era imprimir uma nova dimensão à educação e à sociedade goiana rumo ao progresso e à modernidade.

Capítulos - PARTE II - Educação:

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DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap9

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Como citar:

FONSECA, Lara Cariny Celestino; PERES, Selma Martines; "JARDIM DE INFÂNCIA EM GOIÁS: NAS TRAMAS DO PROCESSO CIVILIZADOR", p. 149 -168. In: Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-111-4, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap9